INFORMAÇÕES ÚTEIS
APOSTE NO MELHORAMENTO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA SUA EMPRESA.

Eficiência Energética – Equipamentos Elétricos

Introdução

A utilização de equipamentos que consomem energia elétrica em atividades diárias é uma necessidade que se encontra enraizada no modo vida atual, sendo utilizados em ambiente de trabalho, educação, lazer, tarefas domésticas, transportes, entre outros. Entre os equipamentos elétricos mais utilizados em escolas temos os computadores, impressoras, fotocopiadoras, videoprojectores, televisores, vídeos, máquinas de venda automática (vending) e outros equipamentos informáticos tais como os bastidores, switchs e routers.
Nestes equipamentos, a redução obtida individualmente não é muito grande em comparação ao consumo total do edifício, mas se considerarmos a quantidade total de equipamentos normalmente existentes num edifício e o número total de horas de funcionamento de cada equipamento, constatamos que o potencial redução dos consumos já é significativo.

 

Comportamentos sustentáveis

  • Desligar os equipamentos elétricos quando não estiverem a ser utilizados.
  • Ativar opções de poupança de energia em equipamentos informáticos e de escritório, como é caso de computadores, monitores, fotocopiadoras e impressoras.
  • Desligar o computador não afeta significativamente o tempo de vida de um disco rígido, os fabricantes garantem o equivalente a 30 ciclos de ligar/desligar para cada dia de trabalho ao longo de cinco anos.
  • A proteção de ecrã (screen savers) desperdiça energia, inicialmente concebidos para evitar que os monitores se danificassem por uma imagem constante, eles não são necessários para os monitores modernos, sendo preferível colocar o computador em modo de poupança, em caso de deixar de usar o computador por pouco tempo.
  • Evitar impressões e fotocópias desnecessárias de forma a poupar energia, papel e tinteiros.
  • Ativar as opções de impressão nas duas faces da folha para todos os documentos e imprimir com qualidade de impressão reduzida em documentos para uso interno.
  • Adquirir papel e toner reciclados e certificar-se do cumprimento das recomendações dos fornecedores e fabricantes para garantir um desempenho eficaz dos equipamentos.
  • Conhecer o ciclo horário do contrato de fornecimento de energia elétrica, de forma a perceber as diferenças dos preços de energia elétrica por hora de consumo e dia da semana. Com a informação do preço da energia elétrica em cada hora, é possível planear o funcionamento de alguns equipamentos em horas com custo menor.
    • Exemplo: Um contrato com tarifa tri-horária, aplica três preços distintos à energia elétrica consumida em diferentes horas do dia.
  • A colocação de equipamentos elétricos que emitem bastante calor, tais como fotocopiadoras, impressoras e bastidores informáticos, em compartimentos dedicados e com adequada ventilação, permite evitar o sobreaquecimento destes equipamentos. É recomendada a colocação destes equipamentos em compartimentos mais frescos e orientados a norte.
  • Desligar máquinas de venda automática (vending) em períodos em que o edifício não está a ser utilizado, tal como o período noturno, fim de semana e férias. No caso de máquinas com refrigeração de alimentos, que não possam ser desligados, acordar com o fornecer do equipamento a escolha de um equipamento eficiente, com funções de otimização do consumo em períodos de baixa utilização e componentes eficientes.
    • Exemplo: Uma máquina de venda que desligue a luz interior e os mostradores, após um período de inatividade.
  • Não esquecer pequenos eletrodomésticos existentes em copas, tais como máquinas de café e tostadeiras, que quando não são desligados após utilização, continuam a consumir muita energia para manter a temperatura de funcionamento.
  • Realizar periodicamente visitas ao edifício após a hora de fecho e em fins de semana, para poder verificar eventuais equipamentos que permaneçam indevidamente ligados.

Equipamentos

  • Na compra de equipamentos novos, comparar as etiquetas energéticas de forma a auxiliar uma compra sustentável.
  • Optar por computadores portáteis que consomem menos energia que os computadores de secretária.
  • Equipamentos multifunções que agrupem as funções de impressora, fotocopiadora, scanner e fax, permitem reduzir o consumo de energia, por reduzirem o número de equipamentos permanentemente ligados.
  • É usual uma máquina de fax permanecer ligada 24 horas por dia, para funcionar apenas em poucas ocasiões. Existem programas que permitem escrever, enviar e receber fax em formato digital sem necessidade de impressões e o correio eletrónico (e-mail) é uma solução mais barata e energeticamente eficiente.
  • A colocação de tomadas com temporização em alguns equipamentos, facilita a tarefa de manter os equipamentos desligados apenas no período de não funcionamento do edifício, permitindo igualmente criar períodos de funcionamento por horas do dia e dias por semana.

as.